Como usar o TibiCam

Quando alguém grava algum vídeo na vida real com uma câmera, ela registra a imagem em um arquivo. Contudo, como imagens costumar possuir muitos detalhes então os arquivos desse tipo de vídeo costumam ser grandes. Daí uma saída comum é compactar o arquivo de vídeo, o que reduz o tamanho dele; mas quanto mais se diminui o tamanho, há uma maior possibilidade de se perder detalhes ou resolução da imagem (é por isso que alguns vídeos que se encontra na Internet são cheio de "quadradinhos" na imagem).

Poderia se gravar vídeos do Tibia usando algum programa que registrasse pixel por pixel a tela do computador (para quem não sabe, no computador pixel é cada um dos milhões pontinhos luminosos da tela do monitor, são eles que formam a imagem que você está vendo agora). Porém isso não seria uma boa estratégia para o Tibia porque, da mesma forma que com uma câmera na vida real, o arquivo do vídeo possivelmente ficaria grande (mesmo para um vídeo de curta duração), e isso dificultaria fazer muitos vídeos e compartilhar ele com outras pessoas. Além disso, a qualidade da imagem pode ficar bastante ruim se se tentasse diminuir o tamanho desse tipo de vídeo.

Então qual seria um bom jeito de fazer vídeos do jogo? Uma forma é, em vez de registrar a sua tela de jogo pixel por pixel, registrar em um arquivo todas as ações suas no jogo e o que ocorreu nele. Dessa forma o próprio programa do jogo pode, com base no registro das coisas que aconteceram, reproduzi-las mais tarde. Isso faz com que o arquivo seja bem pequeno, mesmo para várias horas de vídeo, pois o número de coisas que são registradas é bem menor do que registrando pixel por pixel da tela. Além do mais, fica bem mais fácil enviar o vídeo a outros e publicá-lo na Internet.

Há alguns programas que fazem isso no Tibia, o mais popular é o TibiCAM (que é grátis). Há alguns programas pagos para gravar vídeos no Tibia, mas se você tem duas coisas que fazem exatamente o mesmo, e uma delas é de graça, qual você escolheria? Portanto nesse artigo nos concentraremos com o uso do TibiCAM.

Contudo, nesse ponto muitos já devem estar se perguntando:

Resposta curta: é seguro e não é contra as regras do Tibia.

Resposta longa:

Quanto à questão das regras do jogo, olhemos mais de perto a regra sobre uso de outros programas no Tibia (tradução do Inglês):
Regra 3d: Manipulando o programa do cliente ou utilizando software adicional para jogar o jogo.

Esta regra entra basicamente na mesma categoria da regra sobre o uso de macro. Manipular o programa do cliente para tentar obter uma vantagem em comparação aos outros jogadores pode ocasionar vários erros no jogo. Em tais casos, você não pode pedir qualquer assistência da CipSoft à respeito de perda do level, skill, itens ou personagem, devido à manipulação do software ou do protocolo do jogo.

Utilizar software adicional para jogar o jogo, como programas de cheat, não é apenas proibido, como também possibilita um alto risco de que sua conta seja hackeada. Tais programas, especialmente se forem oferecidos à você por outros jogadores quase sempre contém um vírus, trojan, ou algum outro tipo de backdoor pela qual um hacker pode obter informações da sua conta. É altamente recomendável nunca fazer o download e usar tais programas de cheat. Ainda, tanto manipular o programa client quanto usar software adicional para jogar o jogo acarretará um banimento de account, ou até mesmo deleção.
O TibiCAM não modifica o cliente do Tibia, e nem fornece qualquer vantagem dentro do jogo ou faz algo nele. O TibiCAM apenas registra as informações que o servidor do jogo envia ao programa do Tibia, para que depois você possa rever o que aconteceu com você no Tibia; o TibiCAM não modifica nenhum byte da informação que você recebe ou envia ao servidor do jogo. Como ele não muda nada no jogo e não oferece vantagens no mesmo, então o TibiCAM não viola as regras.

A própria CipSoft já esclareceu sobre esse assunto com uma mensagem
no fórum interno dos Tutores sobre o uso do TibiCAM (tradução):
O TibiCAM não é um programa ilegal. Ele realmente não te dá nenhuma vantagem no jogo. Contudo, ele não é feito pela CipSoft, então não podemos garantir a sua segurança. É um programa externo, então é claro que é possível haver keyloggers. Você faz o download dele pelo sua conta e risco. O mesmo vale para a calculadora de experiência.

Nota: o texto original encontra-se disponível aqui, mas apenas quem possui a posição de Tutor no Tibia consegue acessá-lo
Quanto à segurança, devemos levar em conta que, em princípio, alguma pessoa maliciosa pode inserir algum tipo de vírus em qualquer programa que seja, e por isso é de extrema importância baixar arquivos apenas de sites confiáveis. O TibiCAM verdadeiro é usado por inúmeros tibianos e é seguro, mas se você baixar o programa de algum site duvidoso é possível ter algum vírus. Adiante direi alguns sites confiáveis de onde o TibiCAM pode ser baixado.

De todos os bons sites em Português que eu conheço sobre Tibia, no momento o TibiaBR é o único que possui a versão mais recente do programa:

O formato do arquivo do TibiCAM que é baixado é o zip. Então extraia os arquivos dele em qualquer pasta, pode-se usar qualquer programa de compactação de arquivos (como WinRAR, WinZip, Filzip, BraZip, etc.), mas também dá para fazer isso no Windows XP ou Vista sem precisar instalar qualquer programa. Qualquer site que disponibiliza o TibiCAM verdadeiro faz isso no formato zip, se você encontrar um arquivo no formato exe para baixar dizendo que é o TibiCAM pode ficar certo de que é um vírus disfarçado.

Você também pode baixar o programa no site oficial do TibiCAM:
http://tibicams.tibianetwork.net/links - O site possui a versão 8.0 do TibiCAM, mas também possui o arquivo TibiCAM.mda (que atualiza o TibiCAM para a versão mais nova); então extraia o TibiCam_8.0.zip para qualquer pasta, vá para onde você extraiu o TibiCAM e substitua o arquivo TibiCAM.mda dela pelo o do site do TibiCAM.

Particularmente, eu prefiro baixar o TibiCAM do TibiaBR, que fornece a versão mais recente dele e assim não precisa atualizar ele.

Janela do TibiCAMAbra o programa do Tibia, mas não entre no jogo ainda. Então abra o TibiCAM (que deve estar onde você extraiu ele), então no TibiCAM aperte "Activate" e então "Record" (veja a imagem ao lado), agora aperte "Browse" para escolher onde o vídeo será salvo e o nome dele. Recomendo salvar na mesma pasta do TibiCAM, e não usar nomes muito longos (ou depois pode dar problema para assistir). Se você escolher o nome de um arquivo de vídeo que já exista na pasta, o novo vídeo será juntado ao fim do antigo.

Depois entre do Tibia como normalmente faz, e pronto! O TibiCAM estará gravando o seu jogo :-). Quando quiser terminar a gravação, vá até um local seguro no Tibia e aperte no TibiCAM o botão "Stop Recording". Mas CUIDADO! Quando aperta o "Stop Recording" você é desconectado do jogo, por isso eu disse para ir a um local seguro. Lembre-se que você não pode sair do Tibia durante uma luta ou antes de um minuto após o fim da mesma, se você apertar o "Stop Recording" nesses casos é possível que o programa do Tibia seja desconectado do jogo mas o seu personagem continue lá vulnerável a ataques (podendo até ser morto).

O vídeo é salvo no formato .rec, e é o arquivo costuma ser bem pequeno. Por exemplo, o arquivo um vídeo de um pouco mais de duas horas costuma ter algo entre 1 e 2 MB, e um vídeo de uns poucos minutos dificilmente ultrapassa os 100 kB. Devido ao baixo tamanho, o vídeo pode ser facilmente enviado a outras pessoas (como por e-mail, messenger, Orkut, fóruns de discussão, etc.).

É fácil:
  • Coloque na pasta do TibiCAM os vídeos que deseja ver
  • Abra o Tibia e o TibiCAM.
  • No TibiCAM aperte o botão "Avtivate" e então o botão "Play"
  • Depois no programa do Tibia aperte "Enter Game" mas não digite a sua conta e senha, em seguida clique OK.
  • Às vezes aparece uma mensagem do TibiCAM, clique OK nela para prosseguir.
  • Em vez da lista de personagens, será carregada no lugar a lista de vídeos (como na imagem abaixo)
  • Escolha o vídeo que quer assistir, e clique em "OK"
Lista de vídeos do TibiCAM

Então o vídeo será reproduzido no programa do Tibia e é só assistir :-). Você pode controlar a velocidade do vídeo mexendo da barra "Speed" do TibiCAM, se quiser parar o vídeo antes do final aperte "Stop" no TibiCAM.

Você pode assistir tanto vídeos gravados por você quanto o de alguma outra pessoa, mas você só pode assistir um vídeo em um programa do Tibia da mesma versão em que ele foi gravado (por exemplo, você não pode assistir um vídeo feito na versão 8.0 com o Tibia 8.1). Se você precisar ver um vídeo de uma versão antiga do Tibia, baixe essa versão e instale ela em uma pasta diferente da versão atual do Tibia (isso para não instalar por cima dela), o site http://videos.tibiabr.com possui várias versões disponíveis do cliente do Tibia.

IMPORTANTE: todos os vídeos do TibiCAM são do formato .rec
(ou seja, o nome deles termina .rec), não baixe arquivos .exe que dizem ser vídeos pois normalmente são vírus. Em princípio não há problema se for um arquivo zipado (formato .zip), mas olhe se os arquivos dentro dele são todos .rec; se não forem, apague.

Não há como um arquivo .rec ter vírus, porque ele não é um arquivo executável como o de um programa, o vídeo é apenas "lido" pelo TibiCAM (diferentemente de um programa que é executado pelo computador, e pode assim realizar ações indesejadas). Então você não precisa ter medo de baixar arquivos .rec.

Você pode enviar os vídeos que você gravou para amigos por e-mail ou messenger, por exemplo. Mas se quiser, pode colocar na Internet também (fórums, Orkut, blogs, sites pessoais, etc.); para isso, é necessário carregar o vídeo em algum site para que as pessoas possam baixar. Há vários sites que servem para carregar arquivos, como o Rapid Share e o Megaupload, mas há um site específico para carregar vídeos do Tibia: http://uploads.tibiabr.com. Após carregar o arquivo, você recebe um link através do qual o arquivo pode ser baixado. Então, basta postar esse link para as pessoas poderem baixar o arquivo.

Note que o formato de arquivo .rec não serve para ser carregado em sites de ver vídeos como o YouTube. Se você quiser carregar o seu vídeo nesses sites para as pessoas assistirem, é necessário passar o vídeo para outro formato (um que o site aceite). É exatamente disso que trataremos na seção seguinte.

Para passar o vídeo do TibiCAM para algum outro formato é necessário ter um programa que grave a tela do computador, daí você executa o vídeo normalmente pelo TibiCAM e grava a região da tela onde está o vídeo. Esses programas programas costumam gravar vídeos em diferentes
formatos, como o WMV (Windows Media Video) e o AVI (Audio Video Interleave), os quais podem ser executados por qualquer player de vídeo convencional, e são aceitos pelo YouTube e todos os outros sites de assistir vídeos (diferentemente do formato do TibiCAM).

Há vários programas de gravar vídeos, aqui irei tratar do SnagIt (que possui uma versão gratuita, a qual pode ser baixada em http://superdownloads.uol.com.br/download/159/snagit/).

Na janela dele, à direita, escolha as opções:

Opções de captura do SnagItMode:Video
Input: Region
Output: File
Filters: None

Essas opções são para gravar uma região retangular da tela do computador em um vídeo. Assim para gravar o vídeo do TibiCAM, primeiro comece a executar ele normalmente e então grave com o SnagIt a região da tela do jogo.

O SnagIt começa ou termina de gravar quando você apertar Ctrl+Shift+P . Após você apertar essas teclas, ele pedirá para selecionar com o mouse a região retangular que deseja gravar (é só clicar, arrastar o cursor do mouse , e soltar). Em seguida aparece uma janela com as informações da gravação:

Janela das informações da gravação

Então aperte "Start" nela para começar a gravação. Quando quiser terminar a gravação aperte novamente Ctrl+Shift+P e escolha "Stop". Em seguida aparece uma janela para visualizar o vídeo, nela clique em para salvar o vídeo:

√ para salvar o vídeo

Então escolha onde salvar e o nome do arquivo, e pronto! Agora você tem um vídeo no formato AVI, o qual pode ser exibido no Windows Media Player, Real Player e outros players. Esse arquivo pode ser carregado em sites de assistir vídeos, como o YouTube, e todos na Internet poderão assistir aos seus atos heróicos no Tibia.

Se quiser, você ainda pode editar o vídeo com algum programa de edição de vídeos, como o Windows Movie Maker que já vem nos Windows XP e Vista. Então você pode adicionar legendas, músicas, efeitos... E também cortar algumas partes. O Windows Movie Maker é bem fácil e intuitivo de usar, depois de mexer alguns minutos nele você aprende rápido como ele funciona. Mas em todo o caso, aí vão algumas dicas para esse programa:
  • Arraste os arquivos de filme e música para a área "Coleção" da janela (ele não aceita o arquivo de vídeo do TibiCAM, tem de ser o arquivo criado com o SnagIt ou outro programa similar)
  • A área da parte inferior da janela do programa é o "Storyboard", o que é o que será adicionado ao filme final (para exibir mais detalhes, clique em "Exibir linha do tempo"
  • Arraste para o Storyboard o vídeo da coleção, e ele será adicionado ao filme
  • Se quiser adicionar áudio, clique em "Exibir linha do tempo" e arraste o arquivo de áudio para a região de áudio da linha do tempo
  • Se quiser dividir o vídeo, vá ao início da parte e aperte Ctrl+L; repartindo o vídeo você pode editar cada uma das partes separadamente, por exemplo adicionando efeitos, ou excluir as partes que você não quer (para excluir basta selecionar a parte, e apertar a tecla Delete)
  • À diretita da tela do programa há uma série de opções, elas permitem adicionar efeitos e textos, basta escolher a parte do vídeo que que editar e escolher a opção desejada (se quiser, brinque um pouco com isso para descobrir as coisas legais que você pode fazer no seu vídeo)
  • Quando o filme estiver do jeito que você quer, vá no menu "Arquivo" do programa e escolha "Salvar arquivo de filme"
Há vários sites onde se pode fazer isso (mas lembre-se de apenas baixar arquivos do formato .rec), aí vão alguns:

http://forums.tibiabr.com/forumdisplay.php?f=290
http://forum.portaltibia.com.br/index.php?showforum=16
http://tibia.gamigo.de/forum/forumdisplay.php?f=240 (em Inglês)
http://tibicams.tibianetwork.com/en/movies (em Inglês)
http://www.tibiacity.org/forum/forumdisplay.php?f=13 (em Inglês)

Fazer ou assistir vídeos é algo bem interessante, pois dessa forma o que aconteceu no jogo fica preservado. Além disso, vendo vídeos de outras pessoas você pode conhecer locais e coisas novas, aprender táticas de luta, como prosseguir em certa quest, etc. Então eu recomendo que você aproveite bem a possibilidade de fazer e ver vídeos do Tibia.

Créditos: Tudo sobre Tibia (http://www.tudosobretibia.com/2007/12/fazendo-vdeos-do-tibia.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário